• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> 16/04/2013 – Intercâmbio Empresarial – O impacto da gestão de dados sobre a competitividade das empresas

 

 
 

O impacto da gestão de dados sobre a 

 
     
  competitividade das empresas  
 
 
 
 
  OBJETIVO  
 

Empresas que orientam suas decisões com base em dados são mais competitivas de acordo com estudo recente da da Economist Intelligence Unit. Nesta edição do Intercâmbio Empresarial, os participantes poderão debater como a gestão de dados impacta nos resultados das organizações. Também serão discutidas as tendências e oportunidades que o tema gera para empresas de TI.

 
 
 

Data: 16/04/2013 (terça-feira)
Horário: 19h às 21h30

 

Profissionais das empresas associadas à Fumsoft participam gratuitamente do evento

 
 
  PROGRAMAÇÃO  
 

19h às 19h30 – Recepção e lanche
19h30 às 19h45 – “Depois de Processos e Serviços, Dados como a nova fronteira das empresas” – Carlos Barbieri
19h45 às 20h25 – “Big data e vantagem competitiva: fatos, evidências e considerações” – Cláudio Lúcio Lopes
20h25 às 21h05 – “Experiências de implantação de práticas de Governança e Arquitetura de Dados do Dama DMBOK em organizações” – Marco Aurélio Mendes
21h05 às 21h30 – Perguntas e debate

 
 
  PALESTRANTES  
 
 
CARLOS BARBIERI
Engenheiro, MSc pelo INPE – S. J. Campos. Coordenador do setor de Qualidade da Fumsoft, consultor implementador e avaliador oficial MPS.Br e membro da equipe técnica do modelo na Softex. Foi gerente de Tecnologia e Informática da Cemig. Autor de dois livros, é professor de pós-graduação na Fundação Dom Cabral, PUC Minas, Fumec e Ietec.
 
 
 
CLAUDIO LUCIO DO VAL LOPES
Já conduziu mais de 30 projetos de Business Intelligence e Business Analytics. É certificado em Bancos de Dados (Oracle e Microsoft), Estatística (SAS – primeiro brasileiro com certificação ‘SAS Certified Statistical Business Analyst Using SAS 9: Regression and Modeling’) e Data Science (EMC). Professor de pós-graduação da PUC Minas: Gestão de Tecnologia da Informação, Bancos de Dados, Arquitetura de Sistemas e Business Intelligence. Graduado em Ciência da Computação, com mestrado em Informática (PUC Minas) e especialização em estatística (UFMG).
 
     
 

MARCO AURÉLIO DE SOUZA MENDES
Arquiteto corporativo e consultor pela Arkhi Consultoria e Treinamento. Trabalha há 21 anos no mercado de TI, com foco e atuação nas áreas de arquitetura corporativa, SOA, engenharia de software e métodos ágeis. Experiência em organizações como Governo de Minas Gerais, Prodabel, Cemig, Mendes Júnior, Oi, Tim, Vivo, Unimed-BH, Localiza, Drogaria Araújo, Banco Mercantil, Banco Bonsucesso e UFMG. Professor de pós-graduação na PUC Minas nas áreas de arquitetura e engenharia de software.

 
 
 

INSCRIÇÕES – ACESSE ESTE LINK

 

 

 

Empresas não associadas – R$ 30

 

 

Empresas associadas à Fumsoft – GRATUITO

 
 
  Local: Auditório da Fumsoft – Av. Afonso Pena, 4.000, 3º andar,
Cruzeiro, Belo Horizonte – MG. Informações: (31) 3281-1324.
 
 
 
 
 

 

 


Postado em: 03/02/2013