• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Cinco novos projetos começam pré-incubação na FUMSOFT

Programa de desenvolvimento de empreendimentos inovadores, em parceria com a PUC Minas, chega à sétima edição

Cinco novos projetos agora fazem parte do programa de pré-incubação Célula PUC Minas, desenvolvido pela FUMSOFT em parceria com a universidade. Em evento realizado no dia 23 de novembro, os empreendedores foram integrados ao ambiente da incubadora onde, nos próximos seis meses, receberão apoio para desenvolver seus projetos de base tecnológica nas áreas de gestão, mercado e finanças.

Cinco projetos começam pré-incubação na FUMSOFTEm sua sétima edição, a Célula PUC Minas conta com quatro empreendimentos residentes na incubadora, além de um projeto que participa como não-residente. Entre os residentes – que ocuparão um espaço físico na incubadora de empresas da FUMSOFT – está o Projeto Aplicativo para Supermercado, que tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo móvel com tecnologia QR Code para leitura de embalagens de produtos. Desenvolvido pelos empreendedores Anderson Teodoro e Daniel Rocha, o sistema permite que o cliente consulte informações como os preços e fabricantes de produtos para compor uma lista de compras virtual.

Também residente na Célula PUC Minas está o projeto Software de Inteligência Artificial, cujos responsáveis são Alexandre Rocco, Douglas Pimenta e Vinícius Bergamaschi. O trabalho envolve soluções para otimização e redução de custos na indústria mineradora. Outros dois projetos do programa de pré-incubação estão ligados à área de jogos virtuais. O Cube Factory, dos empreendedores Daniel Moreira, Marcel Barcelos e Luis Tavares, propõe a criação de um portal na internet que reunirá jogos desenvolvidos como publicidade, além de games próprios. Já o Luminattis visa o desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis nas plataformas iOS e Android e é desenvolvido por Cláudio Santos, Geórgia Martins e Mário Escarce.

Na modalidade não-residente, o projeto Sistema Inteligente de Licitação (SIL) é destinado ao desenvolvimento de um sistema web capaz de gerenciar editais de licitações públicas. As empreendedoras Jahniffer dos Santos e Sara Oliveira desenvolveram a ideia para facilitar o trabalho das empresas que buscam oportunidades de prestar serviços para o governo.

Durante o período de pré-incubação, os empreendedores recebem consultorias para elaborar um plano de negócios, que direcionará o caminho para gestão da futura empresa. Os participantes da Célula PUC Minas também têm acesso a cursos, palestras e treinamentos, além de benefícios como o contato com empresários do setor de TI.

Acesse aqui as fotos desse evento na galeria da FUMSOFT no Flickr.


Postado em: 07/12/2011