• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Cinco projetos concluem primeira fase de pré-incubação

Empreendimentos foram desenvolvidos por estudantes da PUC Minas durante a sétima edição de programa coordenado pela Fumsoft

fumsoft-cinco-projetos-concluem-fase-preincubacao-noticia-corpo-siteOs cinco projetos que participaram da sétima edição da Célula de Pré-Incubação Fumsoft – PUC Minas foram avaliados por uma banca de especialistas no último dia 28 de maio. As ideias de negócios foram desenvolvidas por estudantes da universidade e, desde o fim de 2011, vêm recebendo apoio do programa para se consolidarem. Durante esse período, os empreendedores contaram com orientação, treinamentos e consultoria para elaboração de um Plano de Negócio.

Todos os cinco projetos participantes foram aprovados e agora continuarão o processo de amadurecimento. A SIL, desenvolve um sistema web que capta automaticamente informações sobre licitações. A ARQ Code está produzindo um software voltado para facilitar o acesso a casas noturnas. O projeto Magiklav envolve o desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis nas plataformas iOS e Android. A Cube Factory também atua no ramo de games, incluindo um portal de jogos acessível para dispositivos móveis e redes sociais. A Otiminas está criando um sistema de inteligência artificial voltado para indústrias de mineração.

Com esta última banca de avaliação, a Célula de Pré-incubação Fumsoft – PUC Minas contabiliza sucessos. Desde 2005, ano de sua criação, o programa já contribuiu para a elaboração de 28 projetos de negócio, capacitando cerca de 80 estudantes e oferecendo um total de 280 horas de consultoria e 100 horas de treinamentos e cursos. Os resultados desse esforço são positivos: 25% dos projetos que passaram pela célula geraram empresas que estão atuantes no mercado hoje, índice superior à média nacional de pré-incubação.

O estímulo ao empreendedorismo por meio de projetos como esse é particularmente importante no setor de Tecnologia da Informação, de acordo com Daisy Melo, coordenadora de Empreendedorismo da Fumsoft. “O setor está sempre em déficit de mão de obra, emprega muito e oferece salários altos. Nesse quadro, os profissionais podem se sentir desmotivados a criar e gerenciar o próprio negócio, que gera rendimentos a médio e longo prazo”, explica.

No segundo semestre de 2012, a Fumsoft abrirá inscrições para a 8ª edição do programa. Informações pelo e-mail empreendedorismo@fumsoft.org.br

 

CLIQUE AQUI E VEJA O ÁLBUM COM TODAS AS FOTOS DO EVENTO


Postado em: 30/05/2012