• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Como gerar resultados com a gestão de dados?

No último Intercâmbio Empresarial FUMSOFT, público conferiu três palestras que abordaram as possibilidades de tratar informações como ativo organizacional

Como gerar resultados com a gestão de dados?O conhecimento é um dos principais recursos estratégicos nas organizações, mas as informações ainda são pouco usadas para reduzir custos e aumentar faturamento. Esse foi um dos pontos abordados nesta terça-feira, 13 de março, no Intercâmbio Empresarial FUMSOFT, que contou com três palestras de especialistas na área de governança e qualidade de dados. “No Brasil ainda não temos o costume de ver dado como negócio”, afirmou o coordenador de Qualidade da FUMSOFT, Carlos Barbieri, um dos participantes do evento.

Segundo Barbieri, os dados devem ser gerenciados como um ativo organizacional. Ele ainda apontou que, nos Estados Unidos, a gestão de dados já está bem avançada e, agora que o tema está chegando ao Brasil com mais força, muitas empresas de TI podem gerar negócios a partir desse serviço. “Do início da informática até 2003, foram produzidos cinco exabytes de informação no mundo. Hoje são criados cinco exabytes a cada dois dias. Por isso, é importante olharmos os dados de maneira diferente”, explicou.

No evento, a analista da Prodemge e professora universitária, Fernanda Farinelli, também falou sobre os desafios no controle de dados. O presidente da Data Management Association (Dama), Rossano Soares Tavares, fechou a programação com uma palestra sobre o cenário da gestão de dados no Brasil. Segundo ele, empresas como Petrobras, Casa da Moeda e Bovespa já avançaram muito nesse quesito e a tendência é que outras organizações passem a investir nessa área.

Clique aqui e confira as fotos desse evento na página da FUMSOFT no Facebook.


Postado em: 15/03/2012