• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Elaboração de modelo de negócios prepara empresas para crescer

Curso realizado pela FUMSOFT ensina empresários a se estruturarem para atingir seus objetivos no mercado

Identificar o perfil de cliente que uma empresa deseja atingir, definir os produtos e serviços que serão oferecidos e representar a infraestrutura completa do negócio. Essas são apenas algumas funções de um modelo de negócio a ser implementado para o direcionamento de uma empresa no mercado. Nos dias 15 e 16 de setembro, empresários e profissionais do setor de TI estiveram na FUMSOFT para participar de um curso que forneceu as principais bases para elaboração efetiva de um modelo de negócios e de uma estratégia de operação.

Curso Elaboração de Modelo de Negócios e Estratégias de Operação

Wilson Caldeira, instrutor do curso sobre elaboração de modelo de negócio

Colocar no papel todos os princípios a que a empresa se destina não é uma tarefa apenas para aquelas que estão entrando no mercado. A elaboração de um modelo de negócios ajuda também empresas que já atuam a definirem estratégias mais precisas para atingir seus objetivos. Com muitos exemplos de empresas que foram bem sucedidas ou não nessa tarefa, o curso realizado pela FUMSOFT com subsídio da Softex contribuiu para a visualização de qual caminho seguir no planejamento estratégico.

Além de sua importância para a estrutura da empresa, um modelo de negócio objetivo contribui também para o crescimento. Para Wilson Caldeira, instrutor do curso, é preciso que as empresas tenham seus princípios bem esclarecidos para conseguir investimentos. “De que toda empresa precisa no Brasil? De capital, de investimento no negócio. Esses recursos existem, mas ninguém investe em uma ideia. Se houver um plano de negócios bem definido fica mais simples conseguir investimentos”, afirma.

Para Marcos Trindade, diretor da empresa Courart e participante do curso, o planejamento estratégico deve focar sempre o crescimento da empresa. “O curso foi essencial para definição de um modelo de negócios que permita desenvolver uma visão da empresa através de metas e indicadores de acompanhamento, criando propósitos de expansão”, considera. Segundo ele, os empresários que participaram do curso estão planejando criar um grupo em uma rede social para compartilhar experiências durante a elaboração de seus modelos de negócios.

O curso “Elaboração de modelo de negócios e estratégia de operação” foi o primeiro do Ciclo de Capacitação em Gestão de Negócios de Software e Serviços de TI. Composto por nove cursos de curta duração, o ciclo visa à qualificação das empresas do setor. O próximo treinamento será voltado à escolha de portfolio e apresentação de produtos e serviços. Os cursos são realizados com subsídio da Softex e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio da Central Exportaminas. Clique aqui e conheça melhor o ciclo de capacitação.

Acesse aqui as fotos desse evento na galeria da FUMSOFT no Flickr.


Postado em: 22/09/2011