• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Empreendimentos inovadores são integrados ao ambiente da INSOFT-BH

Novos empreendedores foram incorporados ao processo de incubação na FUMSOFT e agora iniciam amadurecimento de seus negócios

O ano de 2011 começou com um novo desafio para um grupo de empreendedores. Na última segunda-feira, 10 de janeiro, os mais recentes participantes dos programas de pré-incubação de projetos e incubação de empresas foram integrados ao ambiente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica em Informática (Insoft-BH), gerida pela FUMSOFT. Na ocasião, os futuros empresários se conheceram e ouviram histórias de pessoas que já trilharam boa parte do caminho que ainda irão percorrer.

A residência dos novos empreendedores na incubadora teve início com uma troca de experiências. No evento de integração, eles tiveram a oportunidade de apresentar seus negócios e trocar ideias sobre possíveis parcerias. Além disso, os empresários que atualmente têm suas empresas incubadas compartilharam os conhecimentos adquiridos no ambiente da Insoft-BH. “O ambiente é acolhedor. Estamos sempre abertos a trocas de experiências”, afirma o empresário Biharck Muniz, da Orion X. Conhecido por potencializar o desenvolvimento das empresas com novas oportunidades, o ambiente da Insoft-BH é hoje um dos principais fatores positivos apontados pelos empresários.

As cinco empresas e os cinco projetos que participarão dos programas de incubação e pré-incubação receberão o apoio e a estrutura necessários para a gestão eficiente do negócio. O superintendente da FUMSOFT, Márcio Tibo, parabenizou os novos integrantes da incubadora e apresentou a eles a atuação da instituição nas áreas de empreendedorismo, inovação, exportação, qualidade e associativismo. A coordenadora da Insoft-BH, Daisy Melo, reforçou o compromisso da incubadora em fazer o melhor possível para que as empresas ingressem no mercado.

Durante a integração, os empreendedores puderam ainda conhecer a experiência do vice-presidente da FUMSOFT, Thiago Turchetti Maia, sócio da Vetta Technologies. Há dez anos no mercado, a organização multinacional produz soluções de TI e de negócios, além de prestar serviços de consultoria. Em sua apresentação, Maia falou sobre os desafios enfrentados e as lições aprendidas durante a trajetória da empresa. A importância do entrosamento entre sócios, a necessidade de entender o perfil dos clientes para negociar e a fundamental construção de uma reputação baseada em valores éticos foram alguns dos assuntos abordados pelo empresário.

Para Maia, o grande diferencial das novas empresas está em resolver o problema que seus clientes têm quando a procuram. “O valor das empresas não está na tecnologia que produzem. O diferencial, ou o começo de um diferencial, está em resolver o problema do cliente”, disse aos empreendedores. Apesar de a Vetta não ter passado por um processo de incubação, o empresário reconhece que as empresas que têm essa experiência se preparam melhor para o mercado. “Empresas da incubadora são mais focadas do que éramos e isso é muito bom”, afirma.

Acesse aqui as fotos desse evento na galeria da FUMSOFT no Flickr.


Postado em: 13/01/2011