• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Empresa brasileira que participou do Start-Up Chile visita a Fumsoft

Ronaldo Bahia, sócio-fundador da JobConvo, compartilhou suas experiências no Chile com os empreendedores incubados

Deixar família, amigos e projetos no Brasil para participar de um programa de aceleração de startups no Chile foi um grande desafio para Ronaldo Bahia. Movido pela ideia de criar uma empresa de recrutamento on-line com foco em entrevistas por vídeo, o administrador montou e consolidou a JobConvo nos seis meses em que participou do Start-Up Chile, programa governamental chileno que tem como objetivo atrair empreendedores de todo o mundo para iniciar seus negócios no país. Ele contou um pouco sobre sua experiência num encontro com os empreendedores incubados na Fumsoft, que aconteceu no dia 6 de julho, às 15h.

Durante os seis meses em que esteve no Chile pelo programa, o empreendedor recebeu mensalmente 40.000 dólares para custear sua estadia e alavancar o crescimento de sua startup. Ele também pôde usufruir das instalações do Start-Up Chile, onde conheceu empreendedores de várias nacionalidades. O programa exigia uma contrapartida: os participantes precisam acumular um certo número de “pontos”, realizando uma série de atividades que envolvem palestras em escolas e universidades e ensaios semanais de apresentações para investidores, como uma maneira de fomentar a inovação no país.

Bahia afirmou no encontro que ter participado do Start-Up Chile foi uma grande experiência, que acelerou o desenvolvimento do negócio. O primeiro cliente da JobConvo inclusive foi uma empresa de recrutamento chilena. “Eu pude conversar com vários empreendedores, que me deram sugestões para aprimorar nossa ferramenta e o nosso negócio. A experiência abriu minha cabeça para várias possibilidades”, relata o fundador da JobConvo. Ele ainda garantiu que a participação no programa não significa que a empresa precise restringir sua atuação apenas ao Chile, mas utilizá-lo como um “mercado teste” para seu produto ou serviço.

 

No dia 14 de junho, a diretora de alianças do programa chileno, Carolina Rossi, visitou a Fumsoft e conheceu as instalações da incubadora, numa ação que visou estreitar os diálogos entre o Start-Up Chile e a instituição. Leia mais aqui.


Postado em: 11/07/2012