• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Empresas de TI têm oportunidades de negócios no México, Chile e Peru

Negociações com empresas compradoras do setor de Mineração aconteceram na FUMSOFT em paralelo com Exposibram 2011

Nove empresas que desenvolvem soluções de TI voltadas ao setor de Mineração tiveram a oportunidade de expandir seus negócios em três países da América Latina. Representantes de empresas compradoras de software do México, Chile e Peru estiveram na FUMSOFT nos dias 27 e 28 de setembro para conhecer os negócios das empresas brasileiras. As reuniões fazem parte do Projeto Comprador Mineração, uma das ações do Programa Setorial Integrado para Exportação de TI (PSI-SW), promovido pela Softex. Os encontros aconteceram em paralelo à programação da Exposição Internacional de Mineração (Exposibram 2011). 

Empresas de TI tem oportunidades no México, Chile e PeruPotenciais compradoras de soluções de TI desenvolvidas no mercado brasileiro, as empresas Fresnillo (México), Teck (Chile) e Minera IRL (Peru) se reuniram na FUMSOFT com sete empresas mineiras e duas paulistas. As empresas fornecedoras brasileiras expuseram seus produtos e serviços para as empresas compradoras e vice-versa. Após essa etapa inicial, as fornecedoras indicaram com quais compradoras desejavam se reunir para discutir melhor as possibilidades de negócios. Durante os dois dias, aconteceram 25 reuniões em paralelo às atividades da Exposibram 2011, um dos maiores eventos da América Latina com foco em Mineração.
 
Segundo Wilson Caldeira, consultor responsável pela vertical Mineração do PSI-SW, as reuniões são apenas o pontapé inicial do trabalho. “Cumprimos a primeira etapa do processo de venda, ou seja, viabilizar o entendimento sobre os problemas de quem quer comprar e as soluções de quem quer vender”, explica. Nas etapas seguintes, o consultor acompanha o desenrolar das negociações, intermediando o contato com as empresas estrangeiras e orientando as empresas brasileiras sobre os melhores caminhos a percorrer.

O Projeto Comprador Mineração é uma das ações desenvolvidas no âmbito do PSI-SW, que apoia estratégias de internacionalização das empresas brasileiras. O programa é realizado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Confira outras ações de internacionalização promovidas pela Softex no site da FUMSOFT.

Missão à Índia

Outra iniciativa da FUMSOFT voltada à internacionalização do setor de TI acontecerá em outubro. O presidente da FUMSOFT, Thiago Maia e o vice-presidente, Leonardo Fares participarão da Missão Oficial à Índia realizada pelo governo de Minas Gerais. Entre os dias 7 e 19 de outubro, dez empresários acompanharão o governador Antonio Anastasia em visita a empresas de três cidades indianas: Mumbai, Bangalore e Nova Délhi. A ideia de organizar a missão em busca de negócios e investimentos surgiu de um convite feito por representantes do grupo empresarial indiano Tata, durante visita ao Brasil.  


Postado em: 28/09/2011