• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Empresas mais inovadoras do mundo investem forte em TI

Pesquisa de 2013 mostra que a Tecnologia da Informação tem papel fundamental nas dez empresas que mais inovam

Das dez empresas mais inovadoras do mundo, não é por acaso que a maioria seja da área de Tecnologia da Informação (TI). No ranking 2013, que acaba de ser publicado pela Fast Company, estão Nike, Amazon, Square, Splunk, Fab, Uber, Sproxil, Pinterest, Safaricom e Target. Mesmo as que não têm TI em seu core business tiveram destaque na lista por lançarem produtos com novas tecnologias envolvidas, como uma pulseira da Nike, que monitora as atividades físicas do usuário e sincroniza os dados com um aplicativo web.

Como uma área transversal a todos os setores, a TI se torna sinônimo de inovação, com boas oportunidades para empresas que investem em novos produtos e serviços. No Brasil, o ambiente para a inovação conta com alguns incentivos públicos, que ajudam as empresas a alavancar negócios mais competivivos. Órgãos de fomento, como a Fapemig, a Finep e o CNPq, lançam anualmente diversos editais com recursos de subvenção para apoiar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no setor produtivo.

Só em Minas Gerais, há atualmente R$ 25 milhões disponíveis em editais da Fapemig para empresas locais. Ganham esse dinheiro as propostas que descrevem claramente o fator inovador, com metodologia clara e com profissionais capacitados para desenvolver o projeto. “O ideal é que as empresas busquem parceiros para suprir as áreas em que não têm expertise, aprimorando sua equipe”, ressalta o consultor Frederico Pinheiro, que tem ampla experiência com captação desse tipo de recurso.

Para ajudar as empresas a ter sucesso nessas seleções, a Fumsoft promove no dia 21 de março o treinamento “Elaboração de projetos para captação de recursos”. Frederico Pinheiro será o instrutor e comentará sobre os conceitos e alguns modelos de inovação tecnológica, identificação e descrição do projeto, justificativas e outros aspectos essenciais na estruturação da proposta. O curso tem carga horária de 8 horas/aula e será realizado na Fumsoft. Outras informações podem ser obtidas aqui ou pelo telefone (31) 3281-1324.


Postado em: 13/03/2013