• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Empresas mineiras conhecem nova metodologia de gestão da inovação

Em workshop realizado nesta quarta-feira na FUMSOFT, empresários e profissionais do setor tiveram a oportunidade de saber mais detalhes sobre a MGPDI

Criada com o objetivo de auxiliar as empresas na gestão da inovação, a Metodologia de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI) foi apresentada durante workshop realizado na FUMSOFT no dia 9 de fevereiro. Desenvolvida pela agente Softex do Rio Grande do Sul, a Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul) com o apoio do CNPq, a MGPDI engloba ações voltadas especialmente para pequenas e médias empresas, que tenham um projeto de inovação estruturado ou não.

Durante o evento, a gerente de projetos da Softsul Rosane Melchionna explicou aos empresários e profissionais do setor de TI as diversas etapas que integram a implementação da MGPDI. Segundo ela, criar um ambiente destinado especialmente à inovação nas empresas é um passo importante. “Mesmo paralelamente às atividades cotidianas, é necessário que haja nas empresas uma oficina de inovação, no sentido de não deixar a inovação morrer”, explica. A implantação da cultura de inovação, no entanto, exige mudanças. “É importante trazer o potencial criativo e motivar colaboradores para inovação”, ressalta Rosane.

Para muitas empresas, a inovação é questãoz de sobrevivência. É o caso da VI Tecnologia, incubada na FUMSOFT. O diretor de negócios, João Marcelo Braga, explica que o desenvolvimento de soluções inovadoras faz parte do DNA da empresa mas, ainda assim, atualmente as ações de inovação são desestruturadas. “Hoje em dia, nossa classificação acontece de uma forma muito empírica. Ter uma metodologia pode auxiliar no processo de selecionar quais ideias são mais interessantes e priorizá-las”, considera. Sobre a MGPDI, João Marcelo acredita que pode ser interessante para organizar a gestão da inovação. “Uma ideia foi lançada, entendemos como a metodologia funciona e qual uso ela pode ter dentro de uma empresa inovadora. O próximo passo agora é conhecer mais a fundo esta metodologia para avaliar se ela se adequa à necessidade da empresa”, afirma.

A MGPDI pode ser implementada em qualquer tipo de empresa, independente do porte e do nível em que se encontra no processo de inovação. Entre os benefícios da implantação dessa metodologia, estão a preparação para obter financiamento de órgãos de fomento e para acompanhar as evoluções tecnológicas a partir da adoção da inovação como um processo de rotina da empresa. Os interessados em conhecer mais detalhes sobre gestão da inovação nas empresas podem procurar a FUMSOFT pelo telefone (31) 3281-1148 ou pelo e-mail contato@fumsoft.softex.br.


Postado em: 09/02/2011