• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Empresas nascentes simulam apresentação a fundo de investimento

Em workshop realizado pela incubadora, empreendedores foram avaliados por especialistas

Os empreendedores que participam dos programas de incubação e pré-incubação da FUMSOFT vivenciaram, no último dia 4 de maio, uma experiência profissional que pode contribuir muito para o avanço de suas empresas ou projetos. Na segunda fase do workshop promovido pela incubadora, os empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar seus negócios em uma simulação para um fundo de investimento. Na ocasião, as apresentações foram analisadas e avaliadas por consultores da Confrapar, empresa especializada em venture capital para o setor de TI.

/wp-content/uploads/2011/05/fumsoft_empresas_nascentes_simulam_apresentacao_a_fundo_de_investimento.jpgCom um plano de negócios estruturado e com os aspectos técnicos e gerenciais desenvolvidos, o que falta para o avanço de muitas empresas nascentes é o capital para investir no negócio e possibilitar a entrada no mercado de forma mais segura. Na primeira fase do workshop, os empreendedores da incubadora conheceram o funcionamento de fundos de investimento e as possibilidades que podem ser aproveitadas por empresas nascentes no Brasil. Já na segunda etapa, foi realizada a simulação de uma apresentação dos empreendedores a um fundo de investimento.

A simulação seguiu critérios usados pelos principais fundos de investimento. Os empresários tiveram entre 5 e 8 minutos para apresentar seu negócio e, após a apresentação, receberam orientações de profissionais do Fundo HorizonTI, administrado pela Confrapar. Com o feedback recebido, os empreendedores já estão incorporando melhorias em suas apresentações. O empresário Tomaz Chaves, sócio da empresa incubada Bugio, aprovou a iniciativa. “Muitas vezes nós temos dificuldade para explicar o que fazemos de forma objetiva e, para desenrolar nesse ponto, precisamos ser criticados. O workshop foi importante para nos fazer focar em quais informações são prioritárias para um investidor”, acredita.

Para os empreendedores Renato Martins e Diego Vieira, que estão a frente da pré-incubada RD2M, o contato com opiniões diversas é fundamental para aprimorar o negócio. “É legal escutar opiniões de públicos diferentes. Recebemos um feedback muito interessante sobre nossa forma de apresentar”, aponta Renato. Segundo Henrique Sibábio, sócio da empresa pré-incubada MIR Labs, o workshop irá contribuir também para direcionar melhor o seu negócio. “Os consultores apontaram detalhes de como podemos melhorar não só a apresentação, mas o próprio rumo do negócio. Apontaram possíveis modelos de negócios, algo que não estávamos enxergando muito bem”, ressalta. Participaram do workshop as empresas TAG Digital, Empresa TI, Cys Energy, UaiTI e Dito, que integram o programa de incubação e as empresas Seguros Online, InTVD, Orion X e Golf Room, integrantes do programa de pré-incubação.

Acesse aqui as fotos desse evento na galeria da FUMSOFT no Flickr.


Postado em: 11/05/2011