• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Empresas que exportam são mais competitivas, diz pesquisa

Estudo da CNI mostra que oportunidades trazidas pelo comércio internacional são subaproveitadas

Empresas que exportam são mais competitivas e inovadoras. E o resultado é o ganho também no mercado doméstico. Essa é uma das análises presentes na “Sondagem Especial Exportações Industriais”, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para ajudar as empresas de Minas Gerais a aproveitar oportunidades no exterior, a FUMSOFT e a Softex oferecem, a partir de agosto, o Ciclo de Capacitação Gestão de Negócios de Software e Serviços de TI no Mercado Internacional.

O levantamento realizado pela CNI aponta que o Brasil subaproveita as oportunidades trazidas pelo comércio internacional. O país é hoje a oitava economia mundial, mas ocupa somente o 20º lugar entre os maiores exportadores. Em 2010, a participação média das exportações no faturamento total da indústria brasileira foi de apenas 7,9%. Para reverter esse quadro, 68% das empresas que exportaram em 2010 ou pretendem exportar em 2011 estão adotando estratégias para estimular a internacionalização.

Os treinamentos oferecidos agora em Belo Horizonte começam no dia 17 de agosto e foram pensados justamente para ajudar as empresas e profissionais que atuam na área de TI a aproveitar as oportunidades de negócios no mercado internacional. Composto por nove cursos de curta duração, o programa conta com a parceria da Central Exportaminas, órgão ligado ao Governo do Estado. A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais também apoia o ciclo de capacitação.

Com foco não só em empresas que já exportam, mas também naquelas que têm interesse em melhor aproveitar oportunidades no mercado externo, os cursos abrangem diversos temas relacionados às negociações. Elaboração de modelo de negócios e estratégias de operação, escolha de portifólio e apresentação de produtos e serviços fazem parte do conteúdo programático do ciclo. Os profissionais terão acesso também a cursos sobre dinâmicas do mercado global, potencial de exportação e pesquisa de mercado.

Cada um dos nove cursos tem carga horária de 12 horas/aula, divididas em três manhãs, de 8h às 12h, sempre às quartas, quintas e sextas-feiras. Os interessados podem realizar os cursos separadamente ou o ciclo completo com desconto de 40%. Empresas associadas à FUMSOFT e entidades parceiras têm condições especiais para participar do programa. Os cursos incluem material didático, coffee break e certificado. As aulas acontecerão no auditório da FUMSOFT (Av. Afonso Pena, 4.000, 3º andar, Cruzeiro, Belo Horizonte/MG). Para mais informações sobre o ciclo de capacitação, clique aqui ou entre em contato pelo telefone (31) 3281-1324.


Postado em: 03/08/2011