• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Empresas que gerenciam dados tendem a ser mais bem sucedidas

Próximo Intercâmbio Empresarial Fumsoft abordará a governança de dados, área que ganha destaque no mundo corporativo

Uma pesquisa global realizada pelo Economist Intelligence Unit com 530 executivos seniores de vários segmentos constatou que 76% dos diretores de empresas bem sucedidas no mercado apontaram a gestão de dados como fator importante para o desenvolvimento da corporação. Isso indica que os dados começam a ganhar valor no meio empresarial e que a correta ordenação e utilização dessas informações pode trazer resultados reais para as empresas.

É o que afirma o coordenador do setor de Qualidade da Fumsoft, Carlos Barbieri. “Os profissionais estão começando a entender o dado como um ativo da empresa e a utilizá-lo de maneira estratégica”, ressalta. O destaque que a área de governança de dados adquire hoje, de acordo com ele, se deve em grande parte ao crescente volume e variedade de informações geradas diariamente em todo o mundo (fenômeno conhecido como Big Data) e ao aprimoramento das técnicas de armazenamento desses dados.

No entanto, Barbieri acredita que parte das empresas ainda é desorganizada nessa área. Segundo pesquisa nacional realizada pela Data Management Association (Dama) Brasil e pela Fumsoft no final de 2012, 39% das empresas entrevistadas não realizavam qualquer atividade relacionada à gestão estratégica das informações corporativas. “O principal desafio para se iniciar a governança de dados é cultural. As pessoas precisam ter a consciência de que o dado é um recurso da empresa e precisa ser gerenciado”, aponta.

Barbieri discutirá sobre o assunto no próximo Intercâmbio Empresarial Fumsoft, “O impacto da gestão de dados na competitividade das empresas”, a ser realizado no dia 16 de abril, às 19h. Os outros palestrantes serão Cláudio Lúcio Lopes, que comentará sobre o Big Data, e Marco Aurélio Mendes, que compartilhará um pouco de sua experiência na implantação de práticas de gestão de dados em organizações brasileiras. Os interessados podem fazer inscrições por aqui. Mais informações pelo e-mail comunica@fumsoft.org.br ou pelo telefone (31) 3281 1324.


Postado em: 10/04/2013