• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Pré-Incubação


O que é

O Programa de Pré-incubação de Projetos tem por objetivo o incentivo ao espírito empreendedor de jovens estudantes de diversas áreas do conhecimento, com foco em Tecnologia da Informação. O programa acolhe ideias ou projetos inovadores de base tecnológica em Informática e fornece todas as condições para o seu desenvolvimento. Nessa fase, os empreendimentos são considerados projetos, pois as ideias precisam ser validadas sob a ótica tecnológica e de mercado. A permanência de cada projeto no Programa é de no máximo um ano e, nesse período, são abordadas várias etapas que incluem motivação, validação da ideia e viabilidade econômica.

 

Como funciona

Ao ingressar no Programa de Pré-incubação de Projetos, os empreendedores têm um prazo de seis meses, prorrogável por mais seis meses, para validar suas ideias e construir, a partir daí, o Plano de Negócios da futura empresa a ser incubada. É necessário desenvolver parcialmente o produto ou serviço proposto.

Eles contam, para isso, com a orientação de consultores de diferentes áreas como Negócios e Tecnologia, e ainda participam de cursos, treinamentos e palestras que buscam capacitá-los, principalmente, nos aspectos de Gestão, Mercado e Finanças.

Em relação à infraestrutura, o programa disponibiliza, para cada projeto, um espaço de trabalho com capacidade para até duas pessoas, acesso à internet, laboratório de informática, telefone, salas de reuniões e auditório.

Ao término do período de pré-incubação, o objetivo é que os projetos se tornem empresas juridicamente constituídas, com o Plano de Negócios avaliado e já trazendo algum retorno financeiro. Dessa forma, o projeto pode se transferir para o Programa de Incubação de Empresas.

 

Como participar

Os interessados devem apresentar seus projetos quando da divulgação do edital que ocorre anualmente. Basta ler o edital e enviar um Projeto Resumido do Empreendimento (PRE) – baixe o modelo aqui – para o e-mail empreendedorismo@fumsoft.org.br ou para o endereço da FUMSOFT (Av. Afonso Pena, 4.000, 3º andar, Cruzeiro, Belo Horizonte, MG), aos cuidados da gerência da incubadora. Para participar da seleção, é cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00. O pagamento deve ser efetuado por depósito bancário e o comprovante deve ser enviado juntamente com o PRE. Os dados para depósito são: Banco do Brasil / Agência: 1614-4 / Conta Corrente: 759.656-1 / Favorecido: Fumsoft Sociedade Mineira de Software.

Os produtos, processos ou serviços descritos no projeto deverão ser de base tecnológica em informática e a equipe poderá ser constituída de até três pessoas. É permitida a multidisciplinaridade entre os seus integrantes.

Os empreendimentos serão analisados por uma Comissão Julgadora de Projetos que avaliará, entre outros critérios, o grau de inovação, a equipe, a aplicação prática e sua viabilidade tecnológica, econômica e mercadológica.

 

Projetos pré-incubados

 

Residentes

 

Projeto: Medomai
Foco:
Soluções em pesquisa e questionário
Empreendedor: Dante Grapiuna de Almeida
Site: www.medomai.com.br
Contato: (31) 3287-1632 / dante@medomai.com.br
O projeto Medomai tem foco no desenvolvimento de produtos e serviços voltados à informatização de projetos de pesquisa por meio de questionários. A proposta é atuar em todas as etapas do estudo, desde a concepção até a entrega de resultados. Para ir além da mera substituição do papel pelo questionário eletrônico, o projeto visa a administração completa do trabalho. O sistema permitirá ao pesquisador construir questionários com ferramentas para crítica e pré-testes. Outras funcionalidades serão a coleta de dados por dispositivos móveis e análise com ferramentas externas. As soluções desenvolvidas permitem a validação de teorias de pesquisadores, além da diminuição de custos em pesquisas de mercado e da melhoria dos resultados em institutos de pesquisa.

______________________________________________________________________________

Projeto: Cube Factory
Foco: Criação de portal de jogos com acesso em redes sociais e dispositivos móveis
Empreendedores: Daniel Moreira, Luiz Gustavo Barbosa Tavares, Marcel Matheus Barcelos
Contato: (31) 3287-4263 – moreira10@hotmail.com, lugustb@yahoo.com.br, marcel.matheus@yahoo.com.br

O empreendimento consiste na criação de um portal de jogos, que poderão ser acessados também em dispositivos móveis e redes sociais. Os jogos serão disponibilizados no maior número possível de plataformas, como Windows, Mac, Web, Consoles e Mobile, visando atingir tipos variados de usuários. O portal de jogos terá um ranking geral de pontuação dos jogadores, que serão premiados conforme o desempenho. O projeto também prestará serviço de publicidade para empresas interessadas em divulgar seus produtos através de jogos.