• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Fapemig incentiva contratação de mestres e doutores nas empresas

Edital que financia desenvolvimento de projetos inovadores será apresentado na FUMSOFT no dia 24 de janeiro

Para viabilizar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores nas empresas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) destinará R$ 1 milhão para contratação de mestres e doutores. No Intercâmbio Empresarial FUMSOFT, que será realizado no dia 24 de janeiro, essa e outras três oportunidades para captação de recursos públicos serão apresentadas às empresas de TI.

A inovação é considerada um elemento fundamental para a melhoria da competitividade nas empresas. Uma das formas apontadas por especialistas para promover a inovação é a aproximação entre empresas, academia e instituições. Por isso, a Fapemig lançou um edital que apoia a contratação de mestres e doutores nas empresas. Para participar da seleção, as empresas devem estabelecer parcerias com uma Entidade Científica, Tecnológica e de Inovação (ECTI), como a FUMSOFT. A Fundação recebe propostas até o dia 13 de março.

Com o intuito de esclarecer os critérios para participação das empresas nessa chamada pública e em outras três oportunidades da Finep, do BNDES e do CNPq, a FUMSOFT promoverá o Intercâmbio Empresarial no dia 24 de janeiro. No evento, o coordenador de Inovação e Internacionalização da FUMSOFT, Inomar Nunes, e o gerente de projetos Rodrigo Alves apresentarão informações sobre os pré-requisitos, itens financiáveis, contrapartidas além de outros detalhes.

Todos as chamadas apresentadas exigem parcerias com uma ECTI – também denominada Instituição Científica e Tecnológica (ICT) – e, por isso, além de apresentar os critérios de participação nas seleções, os palestrantes explicarão como a FUMSOFT pode atuar junto às empresas. “Em editais como esses que demandam a parceria com uma ICT, a FUMSOFT pode ser parceria das empresas na gestão e coordenação dos projetos, o que envolve também a prestação de contas”, explica Rodrigo Alves. As empresas contam com a ajuda da instituição também na elaboração dos projetos.
 
O Intercâmbio Empresarial acontece no dia 24 de janeiro, terça-feira, entre 19h e 21h, no auditório da FUMSOFT (Av. Afonso Pena, 4.000, 3º andar, Cruzeiro, Belo Horizonte). Empresas associadas à entidade participam gratuitamente. Mais informações pelo site ou pelo telefone (31) 3281-1324.


Postado em: 18/01/2012