• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Ferramenta ajuda empresas maduras a repensar estratégias

Business Model Canvas, usado para elaborar modelos de negócio, auxilia empresários mais experientes a ampliar o foco no cliente

Ferramentas como o Business Model Canvas (BMC), que desenha modelos de negócio de maneira mais objetiva e dinâmica, são frequentemente associadas ao cenário das startups. Mas não são apenas as empresas nascentes na área de Tecnologia da Informação (TI) que se beneficiam com essa metodologia. “O BMC ajuda as empresas mais maduras a focarem mais nos problemas de seus clientes do que em seus próprios produtos”, ressalta o consultor Wilson Caldeira.

Ainda de acordo com ele, algumas empresas mais desenvolvidas têm a cultura de dedicar seus esforços a melhorar o produto, buscando ampliar as vendas, sem dar ampla atenção às necessidades do cliente. “O desafio que qualquer empresa tem é saber quais problemas do cliente seus produtos e serviços irão solucionar, e o Business Model Canvas auxilia muito nesse direcionamento”, aponta Caldeira.

As empresas que elaboram anualmente o planejamento estratégico também podem ganhar muito com a adoção da metodologia. “A ferramenta traz para o planejamento estratégico visões sobre as demandas e as características do cliente que não eram abordadas anteriormente”, comenta.

O diretor da BySat, Horácio Pereira, se interessou e buscou conhecer melhor o BMC para aplicá-lo em alguns projetos da empresa. “A metodologia nos ajudou a refletir sobre novas formas de atender e de se relacionar com o cliente e aprimorar alguns de nossos produtos”, conta. O diretor ainda ressalta que a metodologia permite que o profissional descreva o negócio de maneira rápida, sem precisar construir um extenso plano de negócios para concluir se o projeto é interessante ou não para a empresa.

Pereira foi um dos participantes da turma de 2012 do curso “Modelo de Negócios: defina sua empresa com base na demanda do mercado”. Ministrado por Wilson Caldeira, o curso aborda conceitos básicos da metodologia do Business Model Canvas e algumas técnicas para conhecer melhor o perfil do cliente e avaliar o negócio. A primeira turma de 2013 será realizada no dia 9 de abril e os interessados podem se inscrever por aqui. Associadas à Fumsoft têm descontos especiais para participar.

 

fumsoft_curso_modelo_de_negocios_como_fazer_um_que_funcione_bmc_corpo_site

Curso que aborda o Business Model Canvas foi realizado em novembro do ano passado


Postado em: 27/03/2013