• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Finep destina R$ 20 milhões para tecnologias assistivas

Evento na FUMSOFT no dia 24 de janeiro apresentará essa e outras três oportunidades para empresas de TI

Um total de R$ 20 milhões será destinado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para subsidiar projetos tecnológicos inovadores voltados ao desenvolvimento de soluções que melhorem a qualidade de vida de pessoas com deficiências visuais, auditivas, físicas ou múltiplas. Empresas do setor de TI conhecerão essa e outras oportunidades de captação de recursos públicos no Intercâmbio Empresarial realizado pela FUMSOFT no dia 24 de janeiro.

Para desenvolver soluções como um leitor de texto autônomo, aparelhos auditivos sem fio e equipamentos baseados em robótica móvel inteligente, a Finep, instituição ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) irá financiar projetos tecnológicos inovadores. De acordo com a chamada pública, as empresas devem enviar uma carta de manifestação de interesse até o dia 3 de fevereiro pelo site da instituição.

Empresas interessadas em apresentar projetos nessa chamada pública devem estabelecer parceria com uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) como a FUMSOFT. No Intercâmbio Empresarial, o coordenador de Inovação e Internacionalização da FUMSOFT, Inomar Nunes, e o gerente de projetos Rodrigo Alves apresentarão também outros três editais da Fapemig, do BNDES e do CNPq com recursos públicos não reembolsáveis para empresas investirem em inovação.

Todos essas chamadas exigem parcerias com uma ICT e, por isso, além de apresentar os critérios de participação nas seleções, os palestrantes explicarão como a FUMSOFT pode atuar junto às empresas. “Em editais como esses que demandam a parceria com uma ICT, a FUMSOFT pode ser parceira das empresas na gestão e coordenação dos projetos, o que envolve também a prestação de contas”, explica Rodrigo Alves. As empresas contam com a ajuda da instituição também na elaboração dos projetos.

O Intercâmbio Empresarial acontece no dia 24 de janeiro, terça-feira, entre 19h e 21h, no auditório da FUMSOFT (Av. Afonso Pena, 4.000, 3º andar, Cruzeiro, Belo Horizonte). Empresas associadas à entidade participam gratuitamente. Mais informações pelo site ou pelo telefone (31) 3281-1324.


Postado em: 11/01/2012