• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Foco no usuário é tendência no desenvolvimento web

Tema tratado no último Intercâmbio Empresarial Fumsoft gerou interesse nos profissionais do setor de TI, que debateram o assunto e tiraram dúvidas

Multiscreen viewing, Cloud computing, HTML 5, Web Semântica. Esses termos já não representam tendências, mas caracterizam a nova realidade da Internet nos dias de hoje. Desenvolver produtos e aplicações web que estejam alinhadas a todas essas novidades é um grande desafio para as empresas de TI. Esse foi o principal assunto do último Intercâmbio Empresarial Fumsoft, no dia 24 de julho, que contou com apresentações de dois professores de pós-graduação do Cotemig. O desenvolvimento com foco no usuário e a importância da retenção do conhecimento para as empresas foram alguns dos assuntos abordados.

No evento, o professor Otaviano Silvério logo colocou um ponto fundamental: “Não desenvolva sistemas para computadores, desenvolva sistemas para pessoas”. De acordo com ele, as empresas precisam envolver os usuários finais no processo de arquitetura e desenvolvimento de sistemas para Internet. Silvério ainda fez uma apresentação dos principais desafios que se apresentam para os arquitetos e desenvolvedores web atualmente, como a ampliação exponencial dos usuários de computadores, a computação em nuvem, a necessidade de adaptar um mesmo conteúdo para diferentes plataformas e os chamados nativos digitais, que são usuários mais exigentes quanto aos sistemas que utilizam.

Depois da apresentação desse panorama, coube a Fernando Zaidan, professor do Cotemig e colunista do IT Web, aprofundar as discussões na retenção do conhecimento nas empresas de desenvolvimento de aplicações. “O principal ativo da empresa é hoje o conhecimento dos colaboradores. Por isso, é essencial que as empresas encontrem maneiras de reter esse conhecimento”, ressaltou. Zaidan fez também uma apresentação da web semântica, uma nova maneira de reorganizar informações e dados que, de acordo com ele, substituirá a web textual gradualmente.

Para finalizar o evento, Leandro Libério, coordenador dos cursos de pós-graduação do Cotemig, atuou como moderador numa discussão sobre os assuntos abordados nas apresentações. Os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre as novas tendências no desenvolvimento para Internet.

Reveja as apresentações feitas pelo professor Otaviano Silvério e Fernando Zaidan no evento.

Confira aqui as fotos do evento no Facebook.


Postado em: 25/07/2012