• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> FUMSOFT volta a compor Comissão Especial de TI da Câmara Municipal

 

Agenda política de trabalho no setor de TI é retomada no Poder Legislativo de Belo Horizonte

Os trabalhos da Comissão Especial de Estudos de TI foram retomados na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) em reunião realizada no último dia 14 de abril. Como membro dessa Comissão, a FUMSOFT também voltou a trabalhar representando o setor de TI no Poder Legislativo da capital. A primeira reunião após a reinstalação da Comissão foi pautada pela discussão sobre as ações necessárias para a consolidação do setor de TI em Minas Gerais e para o fortalecimento do mercado mineiro no Brasil e no exterior.

As propostas do planejamento estratégico elaborado pelas entidades que representam o Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Belo Horizonte – FUMSOFT, Assespro-MG, Sindinfor e Sucesu-MG – em colaboração com a Fundação Dom Cabral foram apresentadas na reunião presidida pelo vereador Tarcísio Caixeta. O planejamento será base para criação de uma agenda de trabalho para o setor.

O vice-presidente da FUMSOFT, Leonardo Fares, participou da reunião em que enfatizou a necessidade de um trabalho conjunto entre empresas e o poder público para alcançar a prosperidade do segmento. “O setor de TI é um dos setores mais dinâmicos da economia mundial que, além de gerar muitos empregos diretos, gera empregos de valor agregado, ou seja, com muita renda. Nas cidades onde esse tipo de mercado prosperou, foi por meio de uma articulação entre a iniciativa privada e o poder público”, afirma.

O superintendente da FUMSOFT, Márcio Tibo, apresentou os programas e projetos coordenados pela instituição, como a criação do Centro de Inovação Empresarial, incentivando a parceria entre empresas e centros de pesquisa para a produção de tecnologias inovadoras. Ele destacou também a importância da qualificação das empresas para participarem de processos que exijam certificação de qualidade.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Tarcísio Caixeta, Belo Horizonte já ocupou lugar de destaque na área de informática e tecnologia, mas perdeu esse espaço para outras cidades do país. “As ações na área de TI na CMBH ficaram estagnadas durante um tempo. Estamos retomando os trabalhos para que Belo Horizonte volte a ocupar seu lugar de destaque. Nossa próxima atividade será a criação de uma agenda política de trabalho, visando o fortalecimento do setor na capital”, ressaltou. Com atividades e pautas previstas até dezembro deste ano, a Comissão Especial de Estudos de TI dará continuidade aos trabalhos no próximo dia 13 de maio, durante reunião que acontecerá às 11h, no Plenário Helvécio Arantes da CMBH.


Postado em: 19/04/2011