• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Fusões e aquisições vão atingir pequenas empresas cada vez mais

Principais tendências sobre essas operações no setor de TI brasileiro foram debatidas no último Intercâmbio Empresarial Fumsoft

Pequenas e médias empresas do setor de Tecnologia da Informação (TI) devem ficar atentas para oportunidades de fusões, aquisições e investimentos. Segundo Marco Aurélio Rodrigues, consultor e sócio da M2S Business, essas operações em organizações de menor porte estão cada vez mais comuns no Brasil. “Isso não é só para grandes empresas. Está acontecendo aqui ao nosso lado”, afirma.

Rodrigues aponta que empresas de TI têm buscado se unir para ganhar escala, ampliar sua fatia de mercado e diversificar o portifólio. Só no primeiro semestre deste ano, foram 50 transações, o que coloca o setor na liderança do ranking de fusões e aquisições no Brasil, segundo pesquisa da KPMG. As principais tendências nessa área foram debatidas pelo consultor no último Intercâmbio Empresarial Fumsoft, no dia 30 de novembro.

Na ocasião, ele apresentou aos participantes os caminhos para preparar as empresas para esse desafio. “As oportunidades não caem do céu. É preciso se planejar, ter informações bem consolidadas sobre o negócio e fazer o valuation”, indica. De acordo com Rodrigues, fusões e aquisições podem ser vistas como oportunidades, mas também como ameaças. “Se dois concorrentes se juntam, podem se fortalecer e quebrar outras empresas”, comenta.

No evento realizado na Fumsoft, o consultor ainda mostrou formas e mecanismos de captação de recursos e investimentos. Ele ressalta que não falta dinheiro no Brasil para essas operações. “O que falta são boas empresas, preparadas para aproveitar esse tipo de operação para alavancagem. As principais dificuldades estão relacionadas à qualidade das informações gerenciais e contábeis e à falta de critério na definição do valor da empresa”, diz.

Acesse aqui as principais fotos.


Postado em: 07/11/2012