• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Gerenciamento de projetos pode ampliar competitividade das empresas

Treinamento na Fumsoft ajuda profissionais a aprimorar o planejamento e a execução de projetos de TI

fumsoft_curso_gerenciamento_projetos_outros_cobertura_corpo_site O setor de Tecnologia da Informação representa 20% das empresas que lideram iniciativas de gerenciamento de projetos no mundo, de acordo com a pesquisa PM Survey, realizada anualmente pelo Project Management Institute (PMI). Assim, implantar boas práticas para planejar e gerenciar projetos torna-se indispensável para o sucesso das empresas de TI.

 “Senti que, para ser mais competitivo, precisava de formação em gerenciamento de projetos”, ressalta o fundador da Medomai, Dante Almeida. A startup, que desenvolve soluções para pesquisas e questionários, participa do programa de aceleração da Fumsoft. Ele foi um dos participantes do curso “Gerenciamento de Projetos de TI” e pode conhecer alguns aspectos importantes sobre planejamento, execução, controle e finalização de projetos. “Com a capacitação, pude formalizar alguns processos que eu estava conduzindo de maneira informal, sem metodologia”, apontou.

 O curso ministrado pela consultora Fabiana Bigão foi composto por dez encontros realizados ao longo do mês de março. Ela abordou desde os conceitos de projeto e processo até o planejamento do escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e aquisições.

 A visão completa e atualizada sobre o gerenciamento de projetos de TI foi um dos destaques do treinamento na opinião do analista de negócios da Siteware, Fernando Adorno. Ele já tinha alguns conhecimentos sobre a área, mas sentiu a necessidade de ampliar sua formação. “Percebi que as empresas que adotam boas práticas de gerenciamento de projetos tendem a acertar mais suas estimativas de custo, prazo e qualidade dos produtos e isso, em alguns casos, pode significar a sobrevivência da empresa ou o fechamento ou não de um negócio”, relata.

 Além dessa capacitação, a Fumsoft realizou mais dois cursos em março. No dia 14, a quarta turma do treinamento “Venda de Serviços de TI: entenda o foco do cliente”, ministrado pelo consultor Wilson Caldeira, pode conhecer mais a fundo a metodologia Sollution Selling, que ajuda a entender melhor as demandas do cliente e a controlar o processo de venda. Já no dia 21, Frederico Pinheiro deu orientações aos participantes sobre os pontos essenciais na elaboração de propostas para captar recursos não reembolsáveis.

 Agora em abril, teve início na Fumsoft  a primeira turma do curso “Preparatório para o Exame de Certificação PMP”, que reuniu 11 professores para uma formação completa em cada disciplina do teste. As aulas continuam até o dia 8 de maio e incluem simulados e uma cópia digital do livro “Preparatório para o Exame PMP”, sétima edição, de Rita Mulcahy.


Postado em: 03/04/2013