• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Governança de dados é fator fundamental para competitividade

Empresas de TI saberão mais sobre o tema no próximo Intercâmbio Empresarial FUMSOFT

No atual mercado de TI, as empresas interessadas em se manter competitivas para progredir em sua área de atuação devem estar atentas a fatores relacionados à governança e qualidade de dados. Essa é a avaliação feita pelo coordenador do setor de Qualidade de Software da FUMSOFT, Carlos Barbieri. Para abordar a tendência de mercado, a FUMSOFT realizará mais uma edição do Intercâmbio Empresarial no dia 13 de março.

A garantia de qualidade de software depende não apenas da implementação de ações visando a melhoria dos processos de desenvolvimento, mas também de como a empresa trata seus dados. Barbieri faz uma comparação sobre essa questão: “É como entender que um bom prato é fruto de uma boa receita, que são os processos e também de bons ingredientes, que seriam os dados. Se um dos dois não estiver adequado, o produto final poderá perder em qualidade”, considera.

No evento, as empresas interessadas saberão mais sobre ações fundamentais para governar dados como um ativo organizacional. Além disso, serão abordados os desafios para um controle eficiente dos dados, uma necessidade crescente nas empresas de TI. Os participantes conhecerão também a atuação da Data Management Association (Dama), entidade sem fins lucrativos voltada ao gerenciamento de dados e à gestão da informação.

Três palestrantes serão responsáveis pela apresentação desses temas. Carlos Barbieri explicará os principais aspectos da governança de dados. Além do cargo na FUMSOFT, Barbieri é consultor, professor universitário e autor de três livros na área de Dados. Para abordar os desafios no controle de dados, a palestrante será Fernanda Farinelli, analista na Prodemge e professora universitária com mais de dez anos de experiência em Arquitetura de Dados e Modelagem de Processo de Negócio. Já a apresentação da Dama será feita pelo presidente da entidade no Brasil, Rossano Soares Tavares, que atua como professor universitário e é autor de livro sobre o assunto.

O evento acontece no dia 13 de março, terça-feira, de 19h às 22h no auditório da FUMSOFT (Av. Afonso Pena, 4.000, 3º andar, Cruzeiro, Belo Horizonte). Haverá espaço para perguntas e debate após as palestras, que serão precedidas por um café de boas vindas. Empresas associadas à FUMSOFT participam gratuitamente. Para mais informações, clique aqui ou entre em contato pelo telefone (31) 3281-1324.


Postado em: 08/03/2012