• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Incentivos para internacionalização de mineiras de TI se ampliam em 2012

No ano passado, Fumsoft intensificou ações para facilitar o acesso das empresas brasileiras do setor ao mercado internacional

Participantes da Missão à Moçambique, realizada pela Fumsoft em agosto de 2012

Missões empresariais, rodadas de negócios, parcerias internacionais e capacitações em comércio exterior. Essas foram as principais ações que a Fumsoft realizou em 2012 para auxiliar as empresas mineiras de Tecnologia da Informação (TI) a iniciar exportações, contando com um engajamento cada vez maior por parte dos empresários do setor.

Em 2012, foram realizadas três missões: o Projeto Vendedor Mineração levou seis empresas ao Chile para participar da Expomin 2012, um dos principais eventos do mundo no setor de mineração, que aconteceu de 9 a 13 de abril e reuniu mais de 1000 expositores. No mesmo mês, uma nova missão empresarial partiu com destino às cidades de Lisboa e Porto, em Portugal, contando com três empresas participantes. Já entre os dias 4 a 12 de agosto, seis empresários viajaram até Maputo, em Moçambique, para conhecer as demandas de TI de grandes corporações de energia, mineração e infraestrutura.

No entanto, algumas empresas não precisaram sair do país para começar sua internacionalização. É o caso da associada Nacional Soft, que fechou uma parceria com a norte-americana Dimensional Insight, uma das maiores empresas em soluções de Business Intelligence do mundo. Isso graças à rodada de negócios organizada pela Fumsoft no dia 8 de outubro com a vice-presidente de vendas internacionais da empresa dos EUA, Monique Schmidt. A entidade ainda recebeu, no dia 3 de maio, o vice-presidente de negócios internacionais do grupo indiano Aptech, Rajiv Kumar, que se reuniu com empresas de TI para fazer parcerias na área de animação global e multimídia.

Em relação às capacitações, os Intercâmbios Empresariais promovidos ao longo do ano abordaram diversos temas relacionados à internacionalização, como os mercados dos EUA e de Moçambique, a exportação via cloud, a tributação para exportar, entre outros. Recentemente, a Fumsoft fechou um convênio com o Banco do Brasil, garantindo 50% de desconto nos cursos de câmbio e comércio exterior promovidos pelo BB neste ano.

Dentre as ações previstas para 2013, está a consolidação das parcerias da Fumsoft com o Instituto de Ciência e Tecnologia Euratechnologies, da França, e com o polo tecnológico da Universidade do Porto, em Portugal. A ideia é que eles se tornem pontos de referência para as empresas mineiras que tenham interesse em conhecer melhor os mercados desses países. Ainda estão previstas missões para os Estados Unidos, França e Portugal, além de uma segunda missão a Moçambique. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail internacional@fumsoft.org.br.


Postado em: 08/01/2013