• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Intercâmbio entre setor de TI em Minas e França começa a sair do papel

Reunião entre presidentes da FUMSOFT e da Euratechnologies ratifica convênio que prevê ações práticas de cooperação nas áreas de inovação e negócios

A aproximação entre o setor de TI de Minas Gerais e o Polo de Nord Pas de Calais, na França, que teve início em 2010, volta a se fortalecer com a sinalização de que será assinado o convênio entre a FUMSOFT e a Euratechnologies. A entidade, que atua no desenvolvimento das empresas francesas de TI, esteve representada pelo seu presidente, Pierre de Santignon, em reunião em Belo Horizonte neste mês de novembro.

Santignon se reuniu com o presidente da FUMSOFT, Thiago Maia, e ratificou as perspectivas de cooperação entre as duas instituições. A parceria envolve diversas ações práticas para intercâmbio de negócios e projetos de inovação tecnológica entre os setores de TI de Minas Gerais e da França. O objetivo é abrir mercado para empresas mineiras no mercado europeu e também permitir que empresas francesas tenham acesso ao Brasil.

No ano passado, uma missão organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG) visitou a região de Nord Pas de Calais e conheceu universidades, centros de tecnologia e empresas. A delegação brasileira visitou o parque científico de Lille, que engloba laboratórios e centros de pesquisa de áreas relacionadas à inovação. Desde então, o convênio entre a FUMSOFT e a Euratechnologies vem amadurecendo.

Agora em novembro, uma comitiva francesa esteve em Belo Horizonte em um seminário para apresentar aos empresários mineiros as oportunidades de negócios, dados econômicos e os polos de expertise da região de Nord Pas de Calais, que é considerada ponto estratégico para entrada na França e no mercado europeu. O evento foi realizado na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Em dezembro, uma nova missão de Minas vai à França e, em março de 2012, haverá nova visita dos franceses a Minas Gerais.


Postado em: 24/11/2011