• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Minas Gerais é o terceiro estado com mais profissionais de TI

Dados são de pesquisa da Softex sobre a indústria nacional de TI, apresentada no evento de 20 anos da Fumsoft

Minas Gerais é o terceiro estado que mais emprega profissionais do setor de TI no Brasil. São cerca de 33 mil pessoas, o que corresponde a 9,5% do total nacional. As informações são da pesquisa “Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva”, realizada pela Softex e apresentada na primeira reunião de comemoração dos 20 anos da Fumsoft.

O segundo volume do estudo foi lançado em julho pelo Observatório Softex e apresenta dados do setor de TI entre os anos de 2003 e 2008, além de previsões para os anos seguintes. “Com o lançamento deste novo volume, será possível traçar com mais precisão estratégias eficazes para a promoção e o desenvolvimento da indústria brasileira de software e serviços de TI”, avalia o vice-presidente executivo da Softex, Arnaldo Bacha.

De acordo com a pesquisa, cerca de 5 mil empresas de TI estão situadas em Minas Gerais, o que corresponde a 9% do total de organizações no território brasileiro. As empresas mineiras do setor geram uma receita líquida de R$ 2,3 bilhões, cerca de 5% do total do setor brasileiro. O estudo ainda aponta que a maioria das empresas de Minas atua em softwares por encomenda, em consultoria em TI, em tratamento de dados ou em reparação e manutenção de computadores.

O estudo também apresenta dados estimados sobre o setor nacional de TI: até o fim de 2012, serão cerca de 73 mil empresas, gerando um total de R$ 71,6 bilhões e empregando aproximadamente 600 mil pessoas. O download da pesquisa pode ser feito no site da Softex e a apresentação feita pela gerente do Observatório Softex, Virgínia Duarte, na Fumsoft pode ser acessada aqui.

Virgínia Duarte, gerente do Observatório Softex, apresenta pesquisa na Fumsoft


Postado em: 08/08/2012