• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Oportunidades de negócios no exterior estão abertas para empresas de TI

Parcerias da FUMSOFT com câmaras de comércio e agências internacionais são canais para novos negócios

Empresas de TI interessadas em expandir seus negócios para o mercado externo podem encontrar diversas oportunidades nas iniciativas do setor de Internacionalização da FUMSOFT. Parcerias com câmaras e agências de comércio internacionais de países como Itália, Moçambique, Portugal, Índia, Grã-Bretanha, Chile, Estados Unidos e França podem proporcionar às empresas importantes canais para entrada no mercado internacional.

Segundo o coordenador de Inovação e Internacionalização da entidade, Inomar Nunes, o objetivo dessas parcerias é gerar negócios. “Os principais benefícios para as empresas envolvem transferência de tecnologias, conhecimentos e modelos de negócios; joint venture; fusões e aquisições de empresas; exploração de novos mercados e potencialização dos mercados já existentes”, explica.

Em 2011, a FUMSOFT realizou uma série de ações juntamente com instituições parceiras. A agência de comércio e investimento britânica, UK Trade & Investment esteve na entidade para apresentar oportunidades de negócios para empresas mineiras. Contatos com empresas italianas foram realizados por meio da Câmara Ítalo-Brasileira de Minas Gerais. Além disso, a Câmara de Comércio Índia Brasil apresentou uma empresa indiana interessada em novos mercados.

Rodadas de negócios com empresas francesas também estiveram na agenda da entidade. Além disso, foram realizados contatos com a Câmara de Comércio França-Brasil e com o Consulado Honorário da França em Belo Horizonte. O convênio entre a FUMSOFT e o centro de ciência e tecnologia francês, Euratechnologies, foi ratificado pelos presidentes das instituições e trará novas oportunidades de intercâmbio em 2012.

Para este ano, a expectativa é intensificar as parcerias e conseguir novos contatos. Segundo a analista do setor de Internacionalização da FUMSOFT, Adriana Braga, duas missões internacionais já estão programadas. “Vamos promover uma missão a Portugal, em parceria com a Câmara Portuguesa de Comércio em Minas Gerais e com a Eurocâmara. Outra iniciativa será a missão a Moçambique, fruto do trabalho com a Câmara de Comércio Brasil-Moçambique”, afirma. De acordo com ela, também estão programados contatos com o Serviço Comercial da Embaixada Americana, com centros de tecnologia da Coreia do Sul e apoio às missões internacionais da Softex.


Postado em: 26/01/2012