• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Panorama econômico influencia na gestão dos projetos nas empresas

Debate sobre gerenciamento de projetos e de portifólios foi realizado na última edição do Intercâmbio Empresarial Fumsoft

intercambio_gerenciamento_de_projetos_portifolios_cobertura_corpo_siteAs condições da economia mundial e brasileira, as alterações de prioridade do mercado e a alta demanda por inovação são forças que influenciam no contexto atual do gerenciamento de projetos nas empresas. Esses três aspectos foram citados e comentados pela consultora Fabiana Bigão na última edição do Intercâmbio Empresarial Fumsoft, que contou com o apoio da NetProject e foi realizada no dia 20 de março. De acordo com ela, o crescimento econômico lento faz com que as empresas sejam ainda mais cuidadosas na seleção dos projetos que irão executar, buscando os que oferecem maior retorno.

Profissional com ampla experiência em projetos na área de Tecnologia da Informação (TI), Fabiana também discutiu os desafios de se gerenciar projetos em um mercado que se transforma de maneira rápida. “Hoje em dia, qualquer projeto que possa ser digitalizado e decomposto será enviado para locais onde será executado com qualidade e baixo custo”, ressaltou. Ela ainda apresentou dados atuais sobre o gerenciamento de projetos nas empresas, divulgados em pesquisas realizadas pelo Project Management Institute (PMI).

Para complementar a palestra sobre projetos, o supervisor do escritório de projetos da Fiat Automóveis, Roberto Gattoni, comentou sobre o gerenciamento de portifólio. De acordo com ele, as duas áreas estão fortemente conectadas. “Gerenciar projetos é fazer certo o projeto, enquanto o gerenciamento de portifólio se preocupa em fazer os projetos certos”, relatou. Ele explicou aos presentes que gerenciar portifólios se resume em definir a composição de projetos mais adequada para que a empresa alcance seus objetivos estratégicos.

Gattoni ainda utilizou planilhas do Excel para demonstrar aos participantes, de maneira prática, como definir os projetos prioritários para a empresa de acordo com critérios bem definidos e com pesos diferentes. Segundo o método do palestrante, uma pontuação será atribuída a cada projeto, que auxiliará o gestor a elencar quais deles serão realizados primeiramente e com que recursos humanos e financeiros.

Confira outras fotos do evento aqui.


Postado em: 27/03/2013