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> Para vender soluções, entenda os problemas do cliente

Esse foi um dos principais pontos abordados no curso “Vendas de serviços de TI: entenda o foco do cliente”, que abre uma terceira turma em julho

Compreender o problema e as necessidades do cliente se tornou essencial para que o vendedor de serviços de Tecnologia da Informação (TI) dialogue melhor com ele, mostre as soluções que tem a oferecer e tenha mais controle do processo da venda. Algumas estratégias de marketing e vendas que podem ajudar a identificar o que o cliente quer ou precisa foram abordadas no curso “Vendas de serviços de TI: entenda o foco do cliente”, que teve duas edições em junho, nos dias 20 e 27, e contará com uma terceira turma em julho.

Profissional com ampla experiência em TI e em Estratégia Empresarial, Marketing e Vendas, o professor Wilson Caldeira discutiu, no curso, todo o processo de venda, desde os primeiros contatos com o cliente até as negociações finais, abordando também a montagem de um portfólio organizado. Ele apresentou conceitos e estratégias da metodologia Solution Selling, que contribui para uma compreensão mais ampla do problema do cliente. “Essa ferramenta também ajuda a reduzir o custo e o ciclo de vendas, permitindo um acompanhamento do avanço da venda baseado em evidências”, explica.

Cada uma das turmas contou com 20 participantes. A gerente comercial da Sílex Sistemas, Ismênia Magalhães Gomes, participou do curso no dia 27 e pretende aplicar o que foi abordado na capacitação no dia a dia da empresa. “Aprender como adaptar a fala dos vendedores para atingir o segmento de clientes desejado foi um dos pontos mais interessantes do curso”, aponta.

Já Dante Almeida, da empresa Medomai, pré-incubada na Fumsoft, acredita que o aspecto mais importante do curso foi a objetividade e o olhar mais prático na discussão do processo de vendas, que torna mais fácil a aplicação do que foi aprendido nas empresas. “Eu certamente adotarei no meu negócio as estratégias para as primeiras abordagens ao cliente mostradas no curso”, afirma.

O curso faz parte de um ciclo de capacitação que contará com outros quatro cursos na área de gestão empresarial até o fim de setembro. O projeto conta com o apoio da Softex e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A terceira turma do curso “Venda de serviços de TI: entenda o foco do cliente” será realizada no dia 11 de julho, de 8h30 às 17h30. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Confira as fotos da primeira e da segunda turma no Facebook.


Postado em: 03/07/2012