• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Plataforma de banco de dados open source é tema de palestra na FUMSOFT

Representantes de empresa americana criadora do MongoDB abordaram aplicabilidade do sistema

Uma plataforma de banco de dados de alto desempenho pode ser um elemento fundamental para o crescimento de muitas empresas. Na última segunda-feira, 25 de julho, profissionais de TI tiveram a oportunidade de conhecer a solução de banco de dados MongoDB, largamente utilizada em startups de grande porte como Intuit, Foursquare, Craigslist e Bit.ly. Representantes da 10gen, empresa criadora da plataforma, estiveram na FUMSOFT para apresentar as funcionalidades e a aplicação do MongoDB na realidade das empresas.

A capacidade de aumentar o limite de armazenamento e, consequentemente, estar preparado para o crescimento é desejável quando se trata de um banco de dados. O sistema gerenciador MongoDB tem como principais características o alto nível de escalabilidade e agilidade e, por isso, foi escolhido por startups americanas que trabalham com uma quantidade massiva de dados.

Dois membros da equipe da 10gen, empresa de software americana criadora do MongoDB, explicaram as possibilidades de uso da plataforma. Na palestra, o gerente de vendas da empresa, Jorge Soto abordou os diferenciais do sistema, que é gratuito para usuários. Já o engenheiro de software responsável pela manutenção do servidor núcleo do MongoDB, Mathias Stearn explicou os aspectos técnicos da ferramenta.

/wp-content/uploads/2011/07/fumsoft_plataforma_de_banco_e_tema_de_palestra_na_fumsoft.jpgO empreendedor Carlos Gonçalves, responsável pelo projeto Radar Social, que integra o programa de pré-incubação da FUMSOFT, está usando a ferramenta MongoDB. Segundo ele, a plataforma se enquadra perfeitamente em sua necessidade. “O projeto tem como objetivo o monitoramento de interações nas redes sociais. Como o volume dessas interações é muito grande e só tende a crescer, precisava de um sistema de banco de dados sustentável”, afirma. Para ele, o fato de ser usado por grandes empresas de software confere maior credibilidade ao sistema.

Renato Martins, empreendedor no projeto RD2M, também pré-incubado na FUMSOFT, não conhecia o MongoDB. Para ele, a plataforma seria muito útil no desenvolvimento do projeto. “A palestra foi interessante e a aplicação do MongoDB pode ser muito válida”, relata. Apesar de já conhecer a ferramenta, Carlos também considerou a palestra importante. “Além de responder muitas dúvidas que muitas vezes não são encontradas na internet, a interação com pessoas que não conheciam a ferramenta abriu a percepção para outras formas de aplicação do MongoDB”, acredita.

Acesse aqui as fotos desse evento na galeria da FUMSOFT no Flickr.


Postado em: 27/07/2011