• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Projeto de P&D oferece mais segurança para apicultores

Desenvolvido pela Fumsoft com aporte do Sebrae-MG, equipamento irá monitorar apiários e detectar furtos

Os apicultores da Cooperativa dos Produtores de Mel e Derivados de Santa Bárbara de Minas Gerais (Coopermel) passaram nos últimos anos por um grave problema: os furtos aos apiários (conjuntos de colméias) se tornaram cada vez mais freqüentes. Para tentar resolver a questão, o Sebrae-MG recorreu à Fumsoft para desenvolver um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) cujo produto final é um sistema de monitoramento para as colméias.

No dia 21 de novembro, o gerente de Negócios e Projetos da Fumsoft, Rodrigo Alves, viajou a Santa Bárbara para apresentar o protótipo para os apicultores cooperados. “A proposta é criar um equipamento de baixo custo para os apicultores, de fácil instalação e que não interfira na produção das abelhas”, relata Alves. O projeto foi realizado em conjunto com a empresa associada Mentor Consultoria em Sistemas Eletrônicos e também contou com o apoio da Gere Consultoria.

O equipamento contém um sensor de contato e emite um alarme diretamente para o celular do proprietário do apiário em caso de tentativa de furto. O estudo de viabilidade técnica do projeto iniciado em dezembro de 2011 e o protótipo foi desenvolvido em agosto de 2012. O próximo passo é instalar unidades do equipamento em dez apiários de Santa Bárbara, como projeto piloto.

Como Instituição Científica e Tecnológica sem fins lucrativos, a Fumsoft atua na execução e gestão de projetos de P&D, gerando inovação e negócios para a cadeia produtiva de TI em Minas Gerais. A entidade é uma das parceiras do Sebrae dentro do programa Sebraetec, que subsidia consultorias para as empresas. A Fumsoft também é credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para desenvolver projetos com recursos da Lei de Informática. Outras informações pelo e-mail inovacao@fumsoft.org.br.

 

 

Apicultores puderam conhecer mais sobre o projeto em apresentação realizada em Santa Bárbara, no dia 21

 


Postado em: 28/11/2012