• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Proteção do conhecimento é oportunidade para empresas de TI

Durante o último Intercâmbio Empresarial FUMSOFT, oficial da Abin ressaltou importância de se investir em políticas de segurança de informações sigilosas na indústria brasileira

A proteção do conhecimento sensível dentro das empresas pode gerar oportunidades de negócios para o setor de TI. A sugestão foi feita pelo oficial da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Antônio Carlos dos Santos, no Intercâmbio Empresarial FUMSOFT, realizado nesta terça-feira, 14 de fevereiro, em Belo Horizonte. “A indústria de segurança ainda pode crescer muito no Brasil e as empresas de TI têm capacidade para atuar no combate à espionagem industrial”, afirmou.

Proteção do conhecimento é oportunidade para empresas de TINa palestra realizada na FUMSOFT, Santos ressaltou que a espionagem continua a ser feita até hoje e os serviços secretos dos países estão atentos aos segredos industriais. Segundo ele, os executivos de grandes empresas são alvos estratégicos, especialmente quando estão em viagens de negócios internacionais. “Quem acha que espionagem é só coisa dos filmes de James Bond, está muito enganado”, apontou.

Santos destacou que, atualmente, os serviços de inteligência de países como Estados Unidos, China e França estão muito interessados no setor de TI do Brasil. “Precisamos ficar atentos às informações sigilosas produzidas por nossas empresas”, disse. Para lidar com essas ameaças, é preciso que as empresas comecem a se preocupar mais com as políticas de segurança corporativa, identificando pontos vulneráveis e ameaças potenciais.

O preço de um possível vazamento de informações sigilosas pode ser mais caro que um investimento em proteção. Para o oficial da Abin, o grande desafio é saber equilibrar a proteção do conhecimento sensível e o compartilhamento de informações. “Por um lado, as empresas precisam manter seu diferencial competitivo, mas, por outro, devem permitir o fluxo de informações para geração de novos negócios”, comentou.

Clique aqui e confira as fotos desse evento na página da FUMSOFT no Facebook.


Postado em: 17/02/2012