• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Qualidade de software aumenta produtividade nas empresas

Com início em março, pós-graduação oferecida pela PUC Minas, FUMSOFT e Softex formará profissionais preparados para lidar com qualidade

Reduzir custos sem perder a produtividade e aumentando a qualidade dos produtos. Essa é uma das principais tendências do mercado de TI na área de Qualidade de Software, de acordo com estudo realizado pelo instituto de pesquisas norte-americano Gartner. A pós-graduação em Engenharia e Qualidade de Software com o Modelo MPS, oferecida pela parceria entre FUMSOFT, Softex e PUC Minas, formará profissionais capacitados para conseguir se adequar a essa tendência de mercado.

A pesquisa realizada pelo Gartner aponta 12 principais tendências no que diz respeito à qualidade de software. Segundo o estudo, as organizações encontram dificuldades para acompanhar as mudanças rápidas de tecnologias e buscam priorizar a produtividade. Uma das formas de fazer isso é organizar os processos de produção de software.

De acordo com a especialista em qualidade de software, Fabiana Bigão, o movimento pela qualificação das empresas passa por uma fase de forte expansão no Brasil. “Companhias de todos os portes já estão fazendo altos investimentos para organizar seus processos de produção. Quem possui conhecimento nessa área terá seu lugar”, aponta.

Segundo o coordenador de Qualidade de Software da FUMSOFT, Carlos Barbieri, que está à frente da coordenação do curso na PUC Minas juntamente com Fabiana Bigão, a pós-graduação formará profissionais capacitados para definir, implantar e gerenciar processos de software baseados em MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) e CMMI (Capability Maturity Model).

Com 432 horas/aula, o curso acontecerá às segundas, terças e quartas-feiras, de 19h às 22h30, no IEC PUC Minas, no Coração Eucarístico (Av. Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico, BH). Com duração de um ano e início das aulas no dia 19 de março, a especialização, pioneira no Brasil, é direcionada a profissionais com formação voltada à gestão da qualidade de processos de software. As inscrições estão abertas até o dia 27 de fevereiro e podem ser realizadas pelo site da PUC Minas. Outras informações pelo telefone (31) 3281-1324.


Postado em: 17/02/2012