• Cadastre-se para receber o informativo FUMSOFT News:

 
 

> Startups iniciais dão os primeiros passos para começar seus negócios

Participantes do Programa de Aceleração da Fumsoft montaram seu modelo de negócios e já trabalham no desenvolvimento parcial de seu produto

Consultorias, capacitações e muito trabalho. Assim se resumem os primeiros meses de aceleração na Fumsoft para as startups iniciais, categoria que reúne empreendimentos nascentes que ainda precisam consolidar sua ideia de negócio. As equipes puderam conhecer alguns métodos e ferramentas que as ajudam a estruturar e gerenciar suas atividades e agora trabalham no produto ou serviço que pretendem inserir no mercado.

No dia 10 de outubro, o consultor de marketing Wilson Caldeira ministrou uma capacitação para os empreendedores. Ele abordou o conceito e a estrutura do Business Model Canvas (BMC), metodologia inovadora para montar e testar modelos de negócio. Já no dia 29 do mesmo mês, foi a vez das equipes aprenderem com a consultora Isabella Fonseca um pouco mais sobre o Scrum, método simples de gerenciamento ágil de projetos.

“O Scrum possibilitou que eu gerenciasse melhor minhas atividades e prazos”, relatou Bruno Motta, do projeto Anime Trigger. Ele atualmente desenvolve o banco de dados de um Sistema de Gestão de Conteúdo (SGC) que fornecerá diversas funcionalidades para a criação de sites que armazenam arquivos.

Após os dois minicursos, o desafio dos empreendedores foi montar um modelo de negócio pelo BMC. Para isso, tiveram o apoio do consultor Luiz Fernando Gelape, que se reuniu individualmente com cada equipe para discutir o modelo. “O BMC é mais simples de fazer e possibilita que você teste sua ideia mais rápido”, conta o empreendedor Daniel Moreira, da Cube Factory, que desenvolve games para Facebook e Android.

Agora, seguindo a metodologia Lean Startup, as equipes se dedicam a desenvolver o chamado Produto Mínimo Viável (PMV), protótipo para teste de mercado. Eles terão quatro meses para finalizar essa etapa, contando também com reuniões periódicas com o consultor Frederico Antônio Pinheiro, que vai orientá-los na definição e no andamento das atividades de desenvolvimento do PMV.

 

Empreendedores do Programa de Aceleração participam de dinâmica no curso sobre Scrum, realizado no dia 29 de outubro

 

 


Postado em: 27/11/2012